Pesquisar este blog
domingo, 25 de março de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
Filmes sobre o assunto:
CURTAS-METRAGENS
-Pequenos Atos
De Oficina Humano Mar – Documentário – Brasil (2007) – 11 min
Sinopse: A cidade vista de dentro de um ônibus. Vendedores de balas, camelôs, migrantes em busca de um chance na “terra das oportunidades”…
Sinopse: A cidade vista de dentro de um ônibus. Vendedores de balas, camelôs, migrantes em busca de um chance na “terra das oportunidades”…
-Vida nos Recifes
De Roberto Faissal Jr – Documentário – Brasil (2007) – 16 min
Sinopse: Os recifes de coral do Brasil, em especial os do sul da Bahia, são os mais importantes do atlântico Sul e fonte inesgotável de vida marinha. O equilíbrio desses ecossistemas é fundamental para a vida do planeta e a sobrevivência do homem nessas localidades. O filme deseja apresentar o que são os recifes de coral, e a importância desse verdadeiro tesouro do Brasil.
De Roberto Faissal Jr – Documentário – Brasil (2007) – 16 min
Sinopse: Os recifes de coral do Brasil, em especial os do sul da Bahia, são os mais importantes do atlântico Sul e fonte inesgotável de vida marinha. O equilíbrio desses ecossistemas é fundamental para a vida do planeta e a sobrevivência do homem nessas localidades. O filme deseja apresentar o que são os recifes de coral, e a importância desse verdadeiro tesouro do Brasil.
-Folha Seca
De Eduardo Goldenstein – Documentário – Brasil (2008) – 12 min
De Eduardo Goldenstein – Documentário – Brasil (2008) – 12 min
- O Pesadelo é Azul
De Ângelo Lima – Documentário – Brasil (2008) – 30 min
Sinopse: Em 1987 aconteceu em Goiânia um dos maiores acidentes radioativos do mundo. Vinte anos se passaram e como estão as vítimas ligadas diretamente com o acidente? O pesadelo continua até hoje.
De Ângelo Lima – Documentário – Brasil (2008) – 30 min
Sinopse: Em 1987 aconteceu em Goiânia um dos maiores acidentes radioativos do mundo. Vinte anos se passaram e como estão as vítimas ligadas diretamente com o acidente? O pesadelo continua até hoje.
LONGA-METRAGEM
-Sumidouro
De Cris Azzi – Documentário
Brasil (2008) – 75 min
Sinopse: A instalação da Usina Hidrelétrica de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, revoluciona a existência de 42 comunidades ribeirinhas. Para a construção do lago de 200 metros de profundidade, será preciso o deslocamento de cinco mil pessoas, que deixarão para trás suas casas, cemitérios, histórias familiares e o rio – base de seu cotidiano, de sua vida comunitária e fonte de subsistência, de onde sempre saíram areia, pedra e o peixe de todos os dias. Nas cidades, reconstruídas na chapada, todas as casas são iguais e têm campainha, coisa vista pela primeira vez na vida destas pessoas. Um ano depois, faz-se o balanço de perdas e ganhos da grande mudança, que acarreta uma nova identidade.
De Cris Azzi – Documentário
Brasil (2008) – 75 min
Sinopse: A instalação da Usina Hidrelétrica de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, revoluciona a existência de 42 comunidades ribeirinhas. Para a construção do lago de 200 metros de profundidade, será preciso o deslocamento de cinco mil pessoas, que deixarão para trás suas casas, cemitérios, histórias familiares e o rio – base de seu cotidiano, de sua vida comunitária e fonte de subsistência, de onde sempre saíram areia, pedra e o peixe de todos os dias. Nas cidades, reconstruídas na chapada, todas as casas são iguais e têm campainha, coisa vista pela primeira vez na vida destas pessoas. Um ano depois, faz-se o balanço de perdas e ganhos da grande mudança, que acarreta uma nova identidade.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Projeto Reciclagem Digital
O Reciclagem Digital é um projeto surgido no ano de 2008, agora com um ano de existência, que nasceu da iniciativa de minimizar os riscos ambientais causados pelo lixo eletrônico, uma vez que a quantidade de lixo eletrônico produzido hoje no mundo é muito grande. Com isso, pensou-se na maneira mais viável de aproveitar esse lixo e transformá-lo em um produto que beneficiasse a toda a sociedade. Assim surgiu o Projeto Reciclagem Digital, ou simplesmente RD, como é chamado por seu corpo de voluntários.
Os trabalhos realizados pelo Reciclagem Digital são inteiramente gratuitos e destinados a ajudar entidades filantrópicas através da coleta, reciclagem e reaproveitamento o lixo proveniente da Informática, ministrar cursos para a população carente; gerar uma consciência ecológica de combate a degradação ambiental e preservação da natureza através de ações e serviços favoráveis ao meio ambiente; oferecer cursos gratuitos de informática, eletrônica, robótica; promover a sensibilização ambiental e afins, presencialmente e em ambiente virtual; reciclar os conhecimentos que envolvam os procedimentos atualmente adotados para o lixo tecnológico; denunciar abusos contra o meio ambiente; orientar os pontos de coleta do lixo; estimular o artesanato voltado a reciclagem; fazer parcerias com profissionais da área tecnológica interessados em atuar voluntariamente; promover campanhas educativas e palestras de caráter ambiental. Um dos grandes objetivos do Reciclagem Digital é tornar-se uma associação, para que esta possa vir a beneficiar a população, principalmente a carente, da cidade de Feira de Santana e cidades circunvizinhas.
Fonte: Projeto Reciclagem Digital
quarta-feira, 21 de março de 2012
A Destruição da Camada de Ozônio
Há alguns anos se descobriu que havia, sobre a Antártida, uma região na atmosfera em que a concentração de gás ozônio era muito menor que outros gases do planeta.
Essa região de baixos níveis de ozônio é conhecida como Buraco na camada de ozônio. O buraco tem aumentado nos últimos anos.
Acredita-se que o desaparecimento do ozônio na atmosfera se deve a produtos contaminantes, especialmente um gás chamado clorofluorcarbono (CFC). Esse gás era usado em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e aerossóis. Nos últimos anos, o CFC vem sendo substituído por outros produtos que não apresentam o mesmo efeito. Essa medida, tomada por vários países, tenta conter a deterioração da camada de ozônio.
Há cientistas que consideram que os buracos na camada de ozônio são fenômenos naturais que se ampliam e se reduzem ciclicamente.
Há alguns anos se descobriu que havia, sobre a Antártida, uma região na atmosfera em que a concentração de gás ozônio era muito menor que outros gases do planeta.
Essa região de baixos níveis de ozônio é conhecida como Buraco na camada de ozônio. O buraco tem aumentado nos últimos anos.
Acredita-se que o desaparecimento do ozônio na atmosfera se deve a produtos contaminantes, especialmente um gás chamado clorofluorcarbono (CFC). Esse gás era usado em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e aerossóis. Nos últimos anos, o CFC vem sendo substituído por outros produtos que não apresentam o mesmo efeito. Essa medida, tomada por vários países, tenta conter a deterioração da camada de ozônio.
Há cientistas que consideram que os buracos na camada de ozônio são fenômenos naturais que se ampliam e se reduzem ciclicamente.
terça-feira, 20 de março de 2012
Aquecimento Global
Se deve ao aumento do efeito estufa da atmosfera. O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para que a temperatura da Terra seja adequada para vida. Porém, determinados gases fazem com que esse efeito seja maior do que o normal e as temperaturas se elevem demasiadamente.
Um dos possíveis efeitos do aquecimento global é a subida do nível dos oceanos por causa do derretimento das geleiras polares. Isso provocaria a inundação de grandes áreas no litoral. Outro efeito é a mudança no clima de várias regiões do planeta, devido ao aumento da temperatura.
Alguns pesquisadores acreditam que o aquecimento global se trata de um processo normal, no qual a Terra teria ciclos de aquecimento e resfriamento.
Se deve ao aumento do efeito estufa da atmosfera. O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para que a temperatura da Terra seja adequada para vida. Porém, determinados gases fazem com que esse efeito seja maior do que o normal e as temperaturas se elevem demasiadamente.
Um dos possíveis efeitos do aquecimento global é a subida do nível dos oceanos por causa do derretimento das geleiras polares. Isso provocaria a inundação de grandes áreas no litoral. Outro efeito é a mudança no clima de várias regiões do planeta, devido ao aumento da temperatura.
Alguns pesquisadores acreditam que o aquecimento global se trata de um processo normal, no qual a Terra teria ciclos de aquecimento e resfriamento.
segunda-feira, 19 de março de 2012
Reciclagem
Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, uma quantidade pequena se comparada com os 3 quilos de cada americano. Mas, somando o descarte de todos os cidadãos, o monturo diário no Brasil chega a 170.000 toneladas. O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, mas, por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos e latas de aço nos "lixões" a céu aberto. Dar um destino adequado ao lixo é um dos grandes desafios da administração pública em todo o planeta. Atualmente, compram-se muito mais produtos industrializados do que na década passada, incluindo alimentos e bebidas. Alguns países, porém, já descobriram como transformar objetos sem valor num grande negócio. Conheça um pouco mais sobre o assunto...
Que tipos de materiais podem ser reciclados?
Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, uma quantidade pequena se comparada com os 3 quilos de cada americano. Mas, somando o descarte de todos os cidadãos, o monturo diário no Brasil chega a 170.000 toneladas. O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, mas, por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos e latas de aço nos "lixões" a céu aberto. Dar um destino adequado ao lixo é um dos grandes desafios da administração pública em todo o planeta. Atualmente, compram-se muito mais produtos industrializados do que na década passada, incluindo alimentos e bebidas. Alguns países, porém, já descobriram como transformar objetos sem valor num grande negócio. Conheça um pouco mais sobre o assunto...
O que é reciclagem?
A partir da década de 1970, a preservação do meio ambiente passou a ser uma das grandes preocupações mundiais. Preocupação que se voltou, principalmente, para o aumento da produção de lixo, alavancado pela proliferação das embalagens e produtos descartáveis. A palavra reciclagem ganhou, na ocasião, sua acepção ecológica. E de lá para cá, passou a designar o conjunto de técnicas que busca reprocessar substâncias jogadas no lixo para que elas se tornem novamente úteis e possam ser reinseridas no mercado. Ela é um dos fins - certamente o mais lucrativo e ecológico - que os resíduos podem ter. Mas nem todo material pode ser reciclado. E para cada um daqueles que podem ser reaproveitados existe uma forma adequada de reciclagem. Nesse processo, a coleta seletiva é fundamental e consiste, basicamente, na separação e no recolhimento do lixo.
Porém, há exceções. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, não costumam ser recicladas e devem, portanto, ser depositadas no lixo comum, assim como os espelhos. Constam ainda dessa lista cerâmicas, objetos de acrílico, papéis plastificados (como o das embalagensde biscoito), papel-carbono, papel higiênico, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes e guardanapos. As baterias de telefones sem fio, de filmadoras e de celulares podem ser reaproveitadas, assim como as pilhas comuns.
| Quais são os benefícios trazidos pela reciclagem? Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio propicia economia de energia suficiente para manter uma geladeira ligada por quase dez horas; cada quilo de vidro reutilizado evita a extração de 6,6 quilos de areia; cada tonelada de papel poupada preserva vinte eucaliptos. Poupam-se a natureza e os gastos. No Brasil, estima-se que uma tonelada de lixo reciclado economize 435 dólares. Em 2006, com a reciclagem de 30.000 toneladas de papel, o país deixou de derrubar 600.000 árvores. A indústria também pode se beneficiar. A versão reciclada dos plásticos, por exemplo, consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem - economia que vem a calhar com a escalada vertiginosa do preço do barril verificada nas últimas décadas. As vantagens também podem ser obtidas pela reciclagem do aço, cuja tonelada reaproveitada preserva 110.000 toneladas de minério de ferro, material de extração caríssima. Calcula-se que 700 milhões de toneladas de materiais de todos os tipos sejam recicladas anualmente no planeta. Isso representa um faturamento anual de 200 bilhões de dólares. Nos EUA, a reciclagem já emprega diretamente meio milhão de pessoas, o dobro do que emprega a indústria do aço. |
| Quais são os países que mais reciclam no mundo? Entre os países que mais reciclam estão os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha e a Holanda. Os EUA, por exmplo, conseguem reaproveitar pouco mais da metade do que vai parar nas lixeiras. Na Europa Ocidental, virou rotina nos supermercados cobrar uma taxa para fornecer sacolas plásticas. Os clientes levam as suas de casa. Também na Europa, o bom e velho casco (de vidro ou de plástico) vale desconto na compra de refrigerantes e água mineral. Para a redução do lixo industrial, a União Européia está financiando projetos em que uma indústria transforma em insumo o lixo de outras fábricas. Até a fuligem das chaminés de algumas é aproveitada para a produção de tijolos e estruturas metálicas. |
Assinar:
Postagens (Atom)

































